sábado, 20 de outubro de 2012

Compiz+emerald no sabayon


Compiz+ emerald no Sabayon Mate

            O compiz é mais um gerenciador de janelas para os sistemas operacionais linux e semelhantes, com o diferencial de proporcionar efeitos em três dimensões, ideais para fazer inveja em quem usa Windows(R)  . Já o emerald é um software de decoração de janela, aquela barra em cima das janelas onde ficam os botões de maximizar, fechar e minimizar. Você pode usar os dois juntos na sua distribuição.
            Este é um pequeno tutorial de como definir o compiz como seu gerenciador de janelas no Sabayon 10 Mate Edition , esses procedimentos foram eficazes no meu computador, espero que também sejam no seu!

1-Primeiro precisamos instalar os pacotes do compiz e do emerald . Você pode usar o rigo, o gerenciador gráfico de pacotes do Sabayon, para fazer isso . Abra o rigo em “Sistema/Administração/Rigo Application Browser” digite no campo de pesquisa : “compiz”  e instale os pacotes mostrados à seguir:


Agora busque por “emerald” e instale os seguintes pacotes:


2-Agora vamos configurar o compiz e o emerald. Siga o menu “Sistema/Preferências/Gerenciador de configurações do CompizConfig” esse é o Ccsm, um pacote que acabamos de instalar, ele abrirá uma janela como esta, com várias opções:

É habilitando e desabilitando estas opções que iremos configurar o compiz. No nosso caso , basta procurar e habilitar as seguintes opções, marcando o quadradinho que fica ao lado:
















É importante observar que as opções acima estão misturadas no meio de muitas outras.

            Vamos agora escolher uma decoração de janela, siga o menu “Sistema/Preferências/Emerald Theme Manager”, se abrirá uma janela com várias opções de decoração, selecione a que mais te agrada e feche a janela. Note que existe uma aba chamada “Edit Themes”, onde você pode personalizar sua decoração.







3- Agora vamos por tudo pra rodar. Siga o menu “Aplicativos/Sistema/Compiz Fusion Icon”, note que não se abrirá nenhuma janela, mas sim um ícone aparecerá em sua área de notificação:


Clique sobre o ícone com o botão direito e siga o menu “Select Window Manager” e marque a opção “Compiz”. Note que o Compiz já é ativado.




Clique novamente sobre o ícone e certifique-se de que no menu “Select Window Decorator” a opção “Emerald” esta selecionada.





Agora, tudo já está rodando, porém se você desligar e ligar seu computador o compiz não vai ser carregado.

4-Vamos configurar o compiz para iniciar automaticamente. Entre em sua pasta pessoal, em “Locais/Pasta pessoal” , acesse o menu “Ver” e marque a opção “Mostrar Arquivos Ocultos”.






Agora entre na pasta “.config” e em seguida na pasta “autostart”, é nessa pasta que podemos colocar atalhos para programas que devem ser carregados automaticamente na inicialização.



                                        ------------------>    




Neste momento basta acessar o menu “Aplicativos/Sistema” e arrastar para a pasta autostart o inten “Compiz Fusion Icon”. Toda vez que uma sessão for iniciada, o Ícone do Compiz vai ser carregado e definir o Compiz como gerenciador de janelas.












5-Eu sugiro que você teste os efeitos do compiz, no Ccsm, o aplicativo onde habilitamos aquelas  opções no passo 2 deste tutorial,  você pode experimentar vários efeitos, alguns requerem atalhos de teclado para funcionar. Para saber quais são estes atalhos basta clicar sobre a opção, que aparecerá uma janela com as configurações dos efeitos, você pode personalizar os atalhos e os efeitos a seu gosto.
ATENÇÃO: Sua placa de vídeo precisa estar em boas condições para rodar o compiz.







Por favor, se você sabe um jeito mais fácil de fazer isso, se esses passos não deram certo com você ou pelo contrário funcionaram bem, poste um comentário e nos ajude a difundir o software livre.



4 comentários:

  1. Bom dia ,
    O sabayon 10 xfce funciona bem com compiz ou tem que ser mate ?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sabayon é a minha Distribuição favorita, de todo dia.
    Este tutorial é excelente e detalhado.
    Sim, Compiz funciona no MATE, e também no GNOME2, no XFCE e no LXDE.
    Funciona em KDE, mas menos bem do que o Kwin, menos estável.
    só não vai bem no GNOME3 e no Cinnamon e no E17.

    ResponderExcluir
  3. Estou há algumas horas no Sabayon, apanhando mas vou continuar, tava caçando o cubo da area de trabalho para ele e achei aqui, vlw

    ResponderExcluir
  4. Sou novo no Sabayon e no Linux, mas deu para seguir de boa seu tutorial, parabéns

    ResponderExcluir